Tesla: Analistas dizem que é improvável uma fábrica no Brasil



Ricardo de Oliveira - https://www.noticiasautomotivas.com.br/ - 
Tesla: vem ou não? Essa é uma pergunta que muitos estão se fazendo nos últimos dias. Com novidades praticamente diárias sobre a pretensão do governo federal em atrair um investimento da montadora americana, alguns se animaram, mas outros estão céticos.
Apesar do governo confirmar – através do próprio presidente Jair Bolsonaro – que irá aos EUA e visitará a Tesla, com objetivo de convence-la à investir no país, analistas dizem que uma fábrica da empresa no Brasil, seria inviável.
Segundo representantes das consultorias Bright e KPMG, bem como da importadora Elektra – que traz modelos da Tesla dos EUA – ouvidos pelo jornal Estadão, o Brasil não reúne condições para instalação de uma planta como a Gigafactory.
Para Paulo Cardamone, da Bright, o mercado nacional é muito pequeno para sustentar a produção da Tesla. A projeção da consultoria é que em 2030, o mercado de carros elétricos no Brasil seja de 100.000 carros ao ano.
Ele diz que do ponto de vista técnico, uma fábrica da Tesla no Brasil é inviável. Já Ricardo Barcellar, da consultoria automotiva KPMG, comenta que os preços da marca também são elevados para nossa realidade. Ele afirma: “A receita média do brasileiro é muito baixa, então talvez a Tesla tivesse que se adaptar por aqui, criando modelos mais baratos e talvez apostando em híbridos”.
Híbrido é algo que a Tesla não cogita tal, sendo que o único Model 3 híbrido foi convertido na Alemanha de forma independente e parece bem inviável. Para Monique Angeli, diretora-geral da Elektra, a marca americana pode dispor de uma representação oficial no Brasil, nos próximos cinco anos, mas não acredita em uma fábrica da empresa por aqui.
A Elektra vendeu até agora, apenas 14 carros da Tesla, estimando que existam no país, cerca de 25 exemplares rodando. Outro levantamento estima em 40 veículos no país, de acordo com o site NSC Total. Nesse caso, Santa Catarina – estado proposto para ter a fábrica – existem 10 circulando pela região.
Em 2019, de acordo com a Anfavea, entraram no país, somente 538 carros elétricos. No país, a frota de elétricos e híbridos é estimada em 22 mil veículos. Os números tendem a crescer, no último caso, devido em grande parte ao Corolla Hybrid. Por aqui, os automóveis 100% movidos por energia têm isenção de imposto de importação e IPI entre 7% e 9%.
Especialistas dizem que tais incentivos são fracos para atrair a atenção da Tesla. Daniel Freitas, deputado federal (PSL-SC) que está liderando o movimento para atrair a Tesla, criou um projeto de lei que isenta carros elétricos de IPI até 2029. Mas, nos EUA e na Europa, existem bônus governamentais para aquisição desse modelo de automóvel.
Para atrair a Tesla, o Brasil teria que oferecer altos incentivos para que a montadora se instalasse, bem como para reduzir custos de produção e preços ao consumidor. Isso poderia atrair a ira das montadoras já instaladas no país, mas uma política para benefício geral do mercado de elétricos, seria um bom sinal para todos.
De sua parte, a Tesla só recentemente teve resultados positivos e até se tornou a segunda marca de carros mais valiosa do mundo. Contudo, ela vem investindo muito em expansão para China e Europa, onde desejar se solidificar. Até agora, Elon Musk estranhamente não comentou nada sobre o assunto.
O Chile quer o mesmo investimento e tem acordo de livre comércio com os EUA, um incentivo para a Tesla fazer no país e enviar diretamente para o mercado automotivo, contornando os limites do novo acordo com Canadá e México. Neste último, a GM local teria falado de um acordo automotivo livre de taxas entre Brasil e o governo americano, se referindo ao Novo Tracker (Trax) nacional.
Em Santa Catarina, a região norte do estado seria a que reúne melhores condições para uma planta da Tesla, em vez de Criciúma, enquanto a BMW serviria de case para atrair o fabricante americano ao estado. Agora, resta aguardar o resultado da viagem de Bolsonaro até os EUA.
[Fonte: Estadão/NSC Total]

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