Maverick GT V8 1974 uma das 10.000 primeiras unidades produzidas no Brasil



Uma das unidades mais raras hoje em solo brasileiro, saiu da linha de montagem no segundo ano e produção do esportivo da Ford, com motor V8 e um raro acabamento interno, “Dixie”.

por motortudo - A crise do petróleo ainda não estava em seu auge, e o esportivo Ford Maverick GT V8 1974, ainda era o mais desejado dentro de seu seguimento aqui no Brasil, um modelo de alto custo, para um público bem selecionado.
Com um visual norte-americano, que agradou ao público brasileiro, e um desempenho que impressionava, o Maverick GT V8, embalou os sonhos de muitos jovens e marmanjos de meia idade, era o famoso pega garota.
O mercado nacional vivia o auge da era dos Muscle Car, Ford Galaxie Landau, Ford Maverick, Dodge Dart, Dodge Cherge, Chevrolet Opala, e até uma perua maverick chegou ao mercado produzida pela concessionária Souza Ramos da grande São Paulo.
O ponto negativo, ficava para a pouca visão do vidro traseiro, e os retrovisores, interno e externo, que ofereciam pouca visibilidade, olhar para trás era o que menos importava para quem tinha um Ford 4.9 V8 de 199 CV pronto para acelerar debaixo do capô.

Desempenho
Estabilidade – O conjunto, carroceria, chassi e suspensão, era considerado eficiente para a época, mas com um V8 debaixo do capô, aliado a uma suspensão muito macia, e um sistema de direção hidráulica não muito preciso, era bom o motorista sempre estar atento em altas velocidades.
Motor – Utilizando o motor Windsor 302 V8 de 199 CV, era o modelo dentro de seu seguimento com a manutenção mais barata e descomplicada da época.
Câmbio – O câmbio manual de 4 velocidades, cumpria seu papel para a época, deixando o carro confortável e gostoso de dirigir.
Retomadas e ultrapassagens – Com um conjunto de motor e câmbio extremamente saudável e indo de 0 a 100 em 10,6 segundos, era seguro e eficiente.
Consumo – Em 1974 a crise do petróleo ainda não havia sido oficialmente anunciada, mesmo assim utilizar 4,5 km/l na cidade, não era um incomodo para quem podia investir em um modelo de alto custo, mais dados na ficha técnica no final do post.




Ficha Técnica – Maverick Super GT 1976Carroceria – Coupé;
Porte – Grande;
Portas – 2;
Motor – Windsor 302 5.0 V8 ;
Cilindros – 8 em V;
Posição – Longitudinal;
Peso Torque – 34,73 kg/kgfm;
Tração – Traseira;
Combustível – Gasolina;
Alimentação – Carburador;
Direção – Hidráulica;
Câmbio – Manual de 4 velocidades, com alavanca no assoalho;
Embreagem – Monodisco a seco;
Freios – Freio a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
Peso – 1390 KG;
Comprimento – 4580 mm;
Distância entre-eixos – 2619 mm;
Potência – 199 CV;
Cilindrada – 4945 cm³;
Torque máximo – 39,5 kgfm a 2400 rpm;
Potência Máxima – 4600 RPM;
Aceleração de 0 a 100 – 10,8 Segundos;
Velocidade máxima – 190 km/h;
Consumo: Cidade 4,5 km/l – Estrada 6 km/l;
Autonomia: Cidade 450 km – Estrada 600 km;
Porta malas – 417 Litros;
Carga útil – Não informado;
Tanque de combustível – 100 Litros;
Valor atualizado Aproximado – R$ 155.785,00.
Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário