Cinco dicas de direção defensiva para evitar acidentes


Por Metro Jornal - Direção defensiva significa dirigir de forma a prevenir acidentes diante das mais diversas condições no trânsito. Algumas dicas de direção defensiva nós já conhecemos, como não dirigir após ter bebido e respeitar os limites de velocidade, mas existem muitas outras. Sérgio Santos, diretor da rede Dirigindo Bem, fala sobre algumas delas.

Se chover, cuide da visibilidade
Os vidros devem estar limpos e desembaçados, por isso, cuide sempre das palhetas dos limpadores de para-brisa. E não se esqueça de reduzir a velocidade do veículo em, no mínimo, 30% para evitar aquaplanagem e derrapamentos.


Atenção a semáforos apagados
Quando possível, evite o cruzamento. Mas, quando não der, diminua a velocidade e aguarde o momento correto para entrar – sempre lentamente –, após observar todos os lados e ter a certeza de que nenhum veículo está vindo.

Se o pneu furar, não freie bruscamente
Tente manter o veículo em linha reta e, assim que dominá-lo, sinalize e saia com o carro para um local onde você possa parar e pedir ajuda, como um posto de gasolina ou acostamento.


Cuidado ao parar no acostamento
Na rodovia, se precisar parar no acostamento, passe para a pista mais à direita e sinalize sua intenção. Diminua a velocidade e saia da pista. Caso vá ficar dentro do veículo, não tire o cinto de segurança. Se for sair, evite andar no fluxo do trânsito.


Engarrafamento repentino? Bombeie o freio
Se precisar frear mais bruscamente, “bombeie” o freio para que as lanternas do carro pisquem, chamando a atenção dos outros motoristas.


Mantenha a calma no caso de passageiros passando mal
Uma das primeiras atitudes do motorista é aumentar a velocidade, achando que isso irá ajudar. O mais importante é manter a calma e parar o veículo assim que possível e pedir ajuda.
Henrique Manreza/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário