Veraneio Luxo 74 a SUV da década de 1970



A versão Veraneio Luxo 74, era a top de linha dentro do seguimento SUV da Chevrolet, quem viveu as décadas de 1970 e 1980, sabe muito bem, que para um família ter um modelo de luxo 0 km na garagem, deveria pertencer a nata da sociedade, se as versões top de linha do modelo Opala já eram veículos de alto custo, imaginem uma Veraneio de luxo.
Lançada no Brasil em 1964 e desenhada por Luther Whitmore Stier, foi comercializada até o ano de 1969 como utilitário urbano exclusivo para o exército, órgãos públicos e empresas privadas.
Em 1970 foi reposicionada pela montadora como utilitário esportivo, e rebatizada de Chevrolet Veraneio, nas versões de entrada normalmente eram diretamente vendidas como utilitários públicos, serviço funerário, ambulância entre outros.
Mas as versões top de linha passaram a atender uma nova classe social que crescia no Brasil, famílias do alto escalão político e empresarial, com hábitos de viajar em fins de semana para o campo, Sítios e Chácaras. O grande problema era seu valor na hora da compra, conforme informado no final da ficha técnica da matéria.

Desempenho
Estabilidade – O conjunto, carroceria, chassi e suspensão, dava ao carro uma boa estabilidade, mas se tratando de um modelo de grande porte, com freios a tambor nas 4 rodas e ainda com estrutura da década de 1960, era sempre bom ficar atento em curvas de alta.
Motor – Utilizando o motor Chevrolet 4.3 de 6 cilindros, conseguia unir confiança, robustez e muita força em um mesmo carro.
Câmbio – O câmbio manual de 3 velocidades, não tinha as relações muito curtas, os engates também não era muito precisos, principalmente em trocas rápidas de marcha, mas nada que afetasse diretamente o desempenho.
Retomadas e ultrapassagens – Com um motor com muito fôlego e uma boa posição de dirigir, era seguro e eficiente.
Consumo – Para um motor de 6 cilindros de um utilitário a gasolina das décadas de 1960 e 1970, fazer 4,3 km/l na cidade, era considerado dentro dos padrões para a época.

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