Perdeu a placa na enchente? Saiba como solicitar a 2ª via



Com o alto número de alagamentos no Brasil, crescem as dúvidas sobre o processo para solicitação de novas placas de identificação veicular (PIV)
Por AutoPapo  - O volume de chuva bateu recordes históricos em Minas Gerais e São Paulo, os dois estados com a maior frota do Brasil. Nas capitais dos dois estados, inúmeros alagamentos foram registrados. Explicamos o processo para solicitação da segunda via das placas de identificação veicular (PIV) para ajudar o motorista que perdeu a placa na enchente e não sabe o que fazer.
O pedido da segunda via de placa é o mesmo para os casos de furto, roubo, perda ou dano. Para que ele seja realizado, o veículo precisa estar devidamente licenciado. Ou seja, com todas as multas, impostos e taxas quitados.
Quem pode solicitar a substituição - Para os veículos de pessoa física, podem solicitar a segunda via: o proprietário; o procurador do proprietário; e o parente próximo (cônjuge, pais, filhos e irmãos) ou companheiro do proprietário do veículo.
No caso dos veículos de pessoa jurídica (empresa), podem pedir a PIV: o proprietário; representante legal da pessoa jurídica.
Passo a passo para pedir a segunda via de placa - Em são Paulo, o primeiro passo é ir com o veículo até uma Empresa Credenciada de Vistoria.
Feito isso, a instituição emitirá um laudo de vistoria (o documento tem validade estadual, o que autoriza que seja feita e utilizada em qualquer cidade de São Paulo).
Com o laudo em mãos, vá até uma unidade de atendimento de registro do veículo com todos os documentos solicitados (lista abaixo).
Depois, faça o pagamento da taxa cobrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para emitir a segunda via para quem perdeu a placa na enchente.
O quinto passo é, com o comprovante de pagamento da solicitação em mãos, levá-lo a uma empresa que realiza o emplacamento.
Documentos necessários - O motorista que perdeu a placa na enchente ou seu representante deve portar os seguintes documentos para solicitar a segunda via de PIV: Documento de identificação pessoal – original e cópia simples; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – original e cópia simples;
Comprovante de Pagamento – original e cópia simples; Solicitação de 2ª via de placa – original, clique aqui para imprimir; e Laudo de vistoria de identificação veicular – original; Carteira de inscrição de advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), caso o procurador seja advogado – cópia simples (se procurador).
Documento de identificação pessoal do procurador – original e cópia simples (se procurador).
Documento de identificação pessoal do representante da pessoa jurídica responsável pela solicitação do serviço na unidade de atendimento – original
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) – cópia simples (se pessoa jurídica).
Contrato Social ou documento equivalente de criação da pessoa jurídica – cópia simples (se pessoa jurídica).
Comprovação de poderes para representação legal da pessoa jurídica – original e/ou cópia simples, conforme o documento apresentado (se pessoa jurídica).
Valor da segunda via de placa em São Paulo - Em função do novo modelo de placas padrão Mercosul, o custo do serviço é composto pela taxa referente à emissão de nova via do Certificado de Registro de Veículo, laudo de vistoria e emplacamento.
1) Taxa referente à emissão de nova via do CRV:
Caso o licenciamento do ano em curso não tenha sido realizado: R$ 306,47
Caso o licenciamento do ano em curso tenha sido realizado: R$ 212,60
2) Laudo de vistoria: consulte uma Empresa Credenciada de Vistoria e pague o laudo à própria empresa.
3) Placas de Identificação Veicular – PIV (padrão Mercosul):
Em razão da transição para as placas padrão Mercosul, o Detran-MG suspende, nesta segunda-feira (17), os serviços de vistoria, emplacamento e emissão de documentos de veículos, mesmo para quem perdeu a placa na enchente.

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