Cuidados além da direção
No dia a dia, além da condução em si, motoristas podem adotar ações que tornam a direção mais segura. A calibração do motor, por exemplo, é projetada pelas montadoras para atender diferentes usuários, equilibrando desempenho, economia de combustível e conformidade com normas de emissões. Alterações como reprogramação de injeção ou uso de sistemas programáveis podem afetar consumo, durabilidade e desempenho, dependendo da experiência do preparador e das condições de uso do veículo. Outra prática importante é rodar em uma rodovia por 15 a 20 minutos, em alta rotação, a cada 20 dias. Isso ajuda o motor e as velas a atingirem a temperatura ideal, promovendo a autolimpeza ao queimar resíduos acumulados. Já lavar o motor exige cautela e, se necessário, deve ser feito por profissionais qualificados para evitar danos por produtos inadequados ou infiltração de água na parte eletrônica. “Uma dica essencial é sempre realizarmos uma revisão no veículo, ou por quilometragem ou por período”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. “Além disso, solicite ao mecânico que avalie o correto funcionamento do sistema de injeção.” Em caso de necessidade de substituição dos componentes, a NGK disponibiliza ao mercado uma completa linha de produtos de ignição e, através da marca NTK, uma linha de sensores para o sistema de injeção como: sensor de oxigênio (sonda lambda), sensores de pressão absoluta (MAP), sensores de temperatura do líquido de arrefecimento (CTS), sensores de rotação e velocidade do veículo (VSS), sensor de posição de borboleta (TPS) e interruptores de pressão de óleo.
No dia a dia, além da condução em si, motoristas podem adotar ações que tornam a direção mais segura. A calibração do motor, por exemplo, é projetada pelas montadoras para atender diferentes usuários, equilibrando desempenho, economia de combustível e conformidade com normas de emissões. Alterações como reprogramação de injeção ou uso de sistemas programáveis podem afetar consumo, durabilidade e desempenho, dependendo da experiência do preparador e das condições de uso do veículo. Outra prática importante é rodar em uma rodovia por 15 a 20 minutos, em alta rotação, a cada 20 dias. Isso ajuda o motor e as velas a atingirem a temperatura ideal, promovendo a autolimpeza ao queimar resíduos acumulados. Já lavar o motor exige cautela e, se necessário, deve ser feito por profissionais qualificados para evitar danos por produtos inadequados ou infiltração de água na parte eletrônica. “Uma dica essencial é sempre realizarmos uma revisão no veículo, ou por quilometragem ou por período”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. “Além disso, solicite ao mecânico que avalie o correto funcionamento do sistema de injeção.” Em caso de necessidade de substituição dos componentes, a NGK disponibiliza ao mercado uma completa linha de produtos de ignição e, através da marca NTK, uma linha de sensores para o sistema de injeção como: sensor de oxigênio (sonda lambda), sensores de pressão absoluta (MAP), sensores de temperatura do líquido de arrefecimento (CTS), sensores de rotação e velocidade do veículo (VSS), sensor de posição de borboleta (TPS) e interruptores de pressão de óleo.
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