Vazamento de óleo? Aprenda a identificar o problema



https://www.minutoseguros.com.br - Mais um daqueles problemas rotineiros com o carro e que, certamente, podem dar uma dor de cabeça imensa: vazamento de óleo. Pode parecer pequeno e até passar despercebido em alguns casos, mas, o quanto antes for percebido e ajustado, melhor e menos probabilidade de danos acontecerem com o carro.
Uma das verificações mais simples e que os motoristas costumam perceber o vazamento de óleo é ao tirar o carro da vaga e notar uma mancha escurecida. Até aí fica fácil, mas, em muitos casos, o mais complicado é saber de onde está vindo o vazamento.
A falta de manutenção é um dos grandes causadores, afinal, um veículo precisa passar por revisões constantes e sempre fazer a troca de óleo no momento certo. É importante ressaltar que diversos acontecimentos e algumas partes do motor podem causar o vazamento. As mais comuns são o excesso de óleo, desgaste da junta do cabeçote, retentores e problemas no cárter.
Preciso me preocupar com o vazamento?
Não tenha medo ao encontrar uma mancha de óleo no chão e nem precisa ir correndo atrás de uma lanterna para ver se acha algum tipo de vazamento instantaneamente. O problema pode ser verificado de outras formas, até mesmo pela coloração do líquido. Ele pode indicar muitas partes do carro e otimizar o processo.
Normalmente, são seis fluídos que envolvem esse tipo de vazamento de óleo. Iremos apresentar todos para facilitar a identificação.
E para garantir que, em caso de pane, você esteja coberto com assistências e suporte 24 horas, faça um seguro com a Minuto Seguros. Temos diversos preços e planos para atender ao seu perfil e deixá-lo muito mais tranquilo em caso de qualquer imprevisto. Cote agora, é grátis!
Não deixe que o vazamento de óleo perdure por muito tempo



Não é incomum ver pessoas deixando esse problema de lado por considerá-lo banal ou algo que vai parar, assim, repentinamente. Mas, não é assim que um vazamento de óleo deve ser tratado. Assim que notar qualquer indício desse problema, resolva-o o quanto antes. Um motor que não está sendo lubrificado, por exemplo, pode fundir e gerar gastos muito maiores que um simples reparo.
Além disso, outros tipos de vazamento podem interferir diretamente na segurança do veículo, como o fluído de direção e o fluído de freio. A importância de um carro rodando com segurança é óbvia.
Óleo marrom claro ou preto


Esse tipo de vazamento de óleo é um dos mais comuns de serem identificados, pois se trata do líquido lubrificante que é utilizado dentro do motor. É bem fácil de detectar, pois é uma coloração âmbar que varia entre o marrom claro e o preto. Caso o problema seja um pequeno gotejamento, não se preocupe, pois, com tantas juntas e vedações, é normal escapar uma ou outra gotinha.
Mas, caso o gotejamento se intensifique ou permaneça por um período de dias maior, é bom levar até o seu mecânico de confiança fazer uma verificação e apontar quais são as razões do vazamento de óleo. Há um período certo para fazer a troca de óleo.
Avermelhado e fino ou grosso e marrom



Esse vazamento de óleo pode se assemelhar ao do motor, mas, com um pouco de atenção é possível identificar facilmente as diferenças. Ele é um pouco mais espesso e encontrado, geralmente, no centro do carro. Algumas transmissões mais atuais têm um líquido vermelho, mais fino que o óleo e mais simples de ser reconhecida. O vazamento pode ocorrer de um selo de transmissão falho ou junta.
Se você possui um veículo com transmissão automática ou que utiliza algum tipo de eixo cardam, fique atento a esse tipo de vazamento. Outra maneira de notar se o fluído da transmissão automática está vazando é notar trancos repentinos nas trocas de marchas ou mesmo uma sensação de que o câmbio está “patinando”.
Avermelhado ou castanho claro e fino



Este tipo de vazamento que está ligado diretamente à direção do carro. Como o líquido é bem semelhante e, às vezes, até mesmo idêntico ao usado na transmissão do seu carro, atente-se a outros pontos para fazer a diferenciação. Como dissemos no tópico acima, o vazamento de óleo mais centralizado é uma boa aposta da transmissão, mas, se estiver um pouco mais para frente, significa algum problema com a direção hidráulica.
Esse vazamento pode prejudicar a mobilidade do volante, causando até acidentes, pois o motorista está acostumado com uma direção mais maleável e fácil de guiar e com o vazamento ia dirigibilidade é prejudicada diretamente.

Transparente até marrom e bastante escorregadio

Esse tipo de vazamento é de suma importância, pois mexe diretamente com a segurança do carro. Se notar algum líquido próximo a isso, pode significar o vazamento de fluído de freio. É um tipo de líquido que parece óleo mineral, mas que, com o tempo, pode ficar marrom devido ao motor.
É importante verificar a viscosidade desse óleo, pois ele é mais escorregadio que o de motor. Um simples exame pode ser feito com a ponta dos dedos no fluído que vazou no chão da garagem: quanto mais escorregadio nos dedos, maior a probabilidade de ser o óleo de freio. Ao perceber esse tipo de vazamento, encare esse problema com imediatismo e tente resolver o quanto antes.
Amarelo, verde ou rosa pegajoso

É um sinal de problema com o líquido de arrefecimento. A identificação desse vazamento, apesar de não ser de óleo, é muito importante e também muito mais simples: se estiver colorido, é o líquido de arrefecimento, sem dúvidas.
Carros mais velhos podem enviar um “alerta” de que o reservatório precisa ser completado por meio desses vazamentos. Isso acontece quando o motor fica quente.
Claro, bem fino, semelhante com água.

Ao notar uma mancha de líquido clara, transparente, do lado do passageiro, não precisa entrar em pânico. Mas, esse vazamento de “óleo” tem que ser idêntico ao que descrevemos aqui.
Esse vazamento, na verdade, é apenas água. É uma condensação que se acumula do ar condicionado quando está soltando o ar frio. Isso faz com que as poças se espalhem e criem essa sensação de vazamento de óleo. Não é um problema, mas é preciso ficar de olho. Aumente a durabilidade do ar condicionado com essas dicas aqui.
Pronto para resolver o vazamento de óleo?

Bom, com todos esses pareceres, fica muito mais fácil identificar o problema de vazamento de óleo do seu carro. Mesmo não sendo algo urgente, mantenha-se sempre atento e observando para evitar transtornos futuros.
O vazamento de óleo do freio é um dos mais importantes a serem observados. E na hora de reparar, vá até o seu mecânico de confiança para que os ajustes sejamfeitos de maneira confiável e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário