O que avaliar antes da compra do seminovo

Salvador, 02 de agosto de 2019 - Comprar um carro seminovo, de preferência com menos de três anos de uso, tem muitas vantagens em relação ao custo-benefício. Isso porque os carros sofrem forte desvalorização nos primeiros anos de vida, e as revendas oferecem descontos, reduzindo ainda mais o preço em relação ao carro zero. Entretanto, para fazer uma boa compra, é ideal fazer uma revisão no veículo antes de fechar negócio.
É imprescindível, por exemplo, prestar muita atenção no motor durante o processo de revisão. Os ruídos podem sinalizar algum problema, alertando que algo não funciona como deveria. “Se o motor do seminovo apresentar barulho alto ou engasgar enquanto está ligado, a recomendação é de não comprar o veículo e continuar pesquisando”, ensina Roberto Magalhães, da Total Motor, centro automotivo localizado no Auto Shopping Itapoan.
O óleo do motor também deve ser avaliado com cautela, pois é um dos componentes mais importantes para o bom funcionamento do seminovo. “O óleo ajuda na estabilidade da temperatura do motor e diminui o atrito entre as peças do veículo, reduzindo o desgaste e aumentando a durabilidade delas”, alerta Magalhães.
A viscosidade é a principal característica do óleo lubrificante. “Quanto mais viscoso for o óleo, maior será o atrito entre as peças, o que prejudicará a vida útil do veículo e por tabela o desempenho do motor, aumentando o consumo de combustível”, afirma o sócio-proprietário do centro automotivo Total Motor.
Uma dica importante é prestar atenção nos símbolos e luzes do painel durante a inspeção. Eles ajudam a identificar problemas no motor. Durante a revisão, veja se todas as funções indicativas dessa ferramenta funcionam adequadamente. É preciso conferir a luz alta, luz baixa, lanternas, setas e a luz de freio.
“Algo imprescindível é conferir o manual de revisão e checar junto com a concessionária se a quilometragem corresponde”, alerta Átila Almeida, da Disque Revisão. Ele diz ainda que é preciso fazer um diagnóstico eletrônico completo dos itens: ABS, air-bag e injeção eletrônica. “Não se deve esquecer de conferir os itens de segurança como step, macaco, chave de roda”, ensina. Átila seque advertindo: “Checar com muito cuidado o básico da manutenção como óleo e filtros, correias e tensores”. E para finalizar, “a dica é comprar em lugar de confiança, como loja no shopping, pois todos os veículos são revisados e consultados antes das vendas”, ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário