CARRO SEM BATERIA? SAIBA O QUE FAZER! CONHEÇA O TRUQUE DA CORDA





geracaoseminovos.com.br - Quem nunca chegou em um estacionamento e viu um carro esquecido com os faróis ou pisca ligados? Aposto que você pensou “ih, não queria ser essa pessoa quando ela voltar pro carro”. Bom, se você por acaso for o (a) motorista avoado em questão, é bom saber o que fazer quando encontrar o seu carro sem bateria. Suas opções serão contar com a ajuda de outro carro, com a ajuda de uma ladeira ou com o truque da corda. Vamos dar uma olhada?

LIGAÇÃO DIRETA, A FAMOSA “CHUPETA”

O primeiro item para salvar o seu carro sem bateria com uma ligação direta é aquele cabo com dois fios, um vermelho e um preto, que fará a magia acontecer. É muito importante você verificar se os cabos estão em boas condições, sem remendos ou emendas descascadas, pois cabos assim podem provocar graves acidentes. Nem precisamos dizer que fazer uma ligação direta com fios domésticos, por exemplo, é um atalho para céu dos motoristas descuidados.
O próximo passo é achar uma boa alma que queira compartilhar a energia de seu veículo para fazer o seu viver novamente. Tente achar um carro que tenha a mesma amperagem, pois uma diferença nesse quesito pode causar danos ao sistema elétrico de um ou de ambos os veículos. Se não for possível achar da mesma, o melhor é que a bateria auxiliar possua a amperagem maior do que a da sua bateria. Então fique atento que é hora de partir para a ação e recuperar o seu carro sem bateria!
Aproxime os dois carros mas cuide para as carrocerias não entrarem em contato. Lembre também de desligar tudo o que consumir energia nos veículos, como luzes internas, faróis e lanternas, rádio, ar-condicionado e etc. Em seguida, conecte o cabo da ligação direta às duas baterias. É importante que as extremidades vermelhas e pretas do cabo não entrem em contato enquanto estiverem ligadas à bateria, para evitar curtos-circuitos. O próximo passo é ligar os prendedores vermelhos (+) aos polos positivos das duas baterias, depois os prendedores pretos (-) aos polos negativos de ambas.
Esse é o padrão estabelecido, por isso é melhor seguir esta ordem. Importante conferir se os prendedores estão bem conectados, sem contato entre si ou com alguma outra peça dos carros.
Agora peça ao seu amigo do outro carro para ligar o veículo e deixá-lo em ponto morto por alguns minutos. Isso deverá carregar o seu carro sem bateria. Tente então dar a partida, caso ele ligue, retire os cabos das baterias na ordem inversa de quando você conectou. Primeiro os prendedores pretos, dos polos negativos, depois, os vermelhos dos positivos. É muito importante que, durante esse processo, os cabos não entrem em contato.
Caso o seu carro ainda não ligue, confira os conectores e tente de novo. Se não conseguir, não insista, para evitar que outros problemas ocorram ao veículo. Cinco tentativas, no máximo, é o suficiente. Caso não dê a partida, você precisará rebocar o seu carro sem bateriaaté uma oficina.
Caso ele ligue, antes de seguir com o seu trajeto é preciso acelerar o carro um pouco acima da marcha lenta por cinco minutos e depois acelerar por mais 20 minutos antes de desligá-lo. Isso deverá ser o suficiente para que ele dê a partida novamente.

LADEIRA AMIGA OU EMPURRÃOZINHO
Dizem que “pra baixo todo santo ajuda”, e essa é lógica para fazer um carro sem bateria ligar ao descer uma ladeira. Então tenha em mente que caso não haja outro carro por perto para fazer a ligação direta, o trabalho vai partir para a parte braçal.
Ponha o seu carro em ponto morto, acione o contato e solte o freio de mão. Caso esteja em uma descida, o carro já começará a andar. Longe de ladeiras, você precisará que algumas pessoas empurrem o seu carro para fazer a magia acontecer.
Quando o seu veículo atingir cerca de 10 km/h, pise na embreagem e engate a segunda marcha. Na sequência, solte a embreagem normalmente, e a inércia deverá fazer com que o motor dê a partida.
Vale dizer que você deve dirigir com muito cuidado nessa hora, evitando paradas muito longas ou que o carro morra, porque se não terá que repetir todo o processo e torcer para que o veículo dê a partida outra vez.

TRUQUE DA CORDA
Ok, vamos supor que você esteja longe de ladeiras, sem carros ou pessoas por perto. Parece que não há saída para o seu carro sem bateria, certo? Errado. O truque da corda chegou para lhe salvar.
Esse método usa a mesma lógica do “empurrão” e da ladeira, mas sem tirar o seu carro do lugar. Você só vai precisar de um macaco hidráulico e uma corda ou tira de material resistente.

Como a marcha estará engatada, o motor do carro já deve ligar automaticamente após o puxão.

Carro sem bateria e o Truque da corda - Motor ligando

Nenhum comentário:

Postar um comentário