Audiência pública vai discutir implantação das placas de veículos no padrão do Mercosul



Nessa terça-feira (11), a Comissão de Viação e Transportes da Câmara realiza audiência pública para discutir a implantação das novas placas de veículos no padrão do Mercosul. Até o fim do ano, as novas placas já serão obrigatórias em todos os estados, mas apenas para carros novos ou outras situações em que já seria necessário substituir a placa.
O modelo padrão do Mercosul é diferente do atual usado no Brasil e já está em uso na Argentina e no Uruguai
A deputada Christiane de Souza Yared (PR-PR), uma das autoras do requerimento para a audiência, disse que alguns deputados vêm recebendo muitos e-mails de emplacadores insatisfeitos com o processo de credenciamento para as novas placas.
"Nos causa estranheza que bem poucas estão conseguindo se cadastrar. Quatro, cinco, às vezes uma no estado. Veio pedido do país inteiro. Encheram de pedidos nossas redes sociais, vieram e-mails em uma quantidade gigantesca pedindo para a gente olhar, porque alguma coisa pode estar errada", relatou ela.
No Mercosul, Argentina e Uruguai já adotam as novas placas. Faltam, então, Brasil e Paraguai. As placas do Mercosul são brancas e azuis com o nome e a bandeira do país e o emblema do Mercosul. Elas têm quatro letras e três números e um QR Code que trará maior segurança contra a clonagem de veículos.
No começo do mês, as placas se tornaram obrigatórias no Rio de Janeiro e até o dia 10 entram Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia. O restante do país terá até o último dia do ano para se adaptar.
'Agência Câmara Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário