BATERIA AUTOMOTIVA - 4 ATITUDES ERRADAS DOS MOTORISTAS


A bateria é um elemento indispensável para a nossa vida moderna. Quando esquecemos de recarregar a bateria do celular ou do computador isso pode comprometer nosso dia de um modo que sequer imaginamos. Pode ser ainda pior com a bateria do carro , que pode falhar muito longe de casa e de forma inesperada. É bastante comum que as pessoas sejam pegas de surpresa nos lugares mais inusitados. Ao tentar ligar o veículo, ele não dá sinal de vida. O que fazer?
Em primeiro lugar, é preciso confirmar se a causa realmente é a bateria. Em muitos casos, será indicado no painel do veículo. No caso do aviso de pane elétrica, é possível que o seu veículo esteja tentando lhe dizer que a sua bateria deve ser trocada. Como é muito difícil discernir todas essas coisas em um momento aturdido no qual não se esperava, o ideal é chamar um mecânico para prestar socorro. Caso a bateria tenha simplesmente descarregado, uma recarga deve ser feita.
Embora essa seja a principal recomendação - e a que resolve o problema sem prejuízos - é extremamente comum que o proprietário do veículo resolva “dar um jeito” por si mesmo. O objetivo deste artigo é justamente mostrar o que não deve ser feito, bem como apresentar algumas atitudes erradas do dia a dia que se tem com a bateria.
O famoso “tranco”

Geralmente a primeira atitude diante de qualquer problema com o carro é tentar “dar um tranco”, pedindo a alguém que o empurre (de preferência em uma descida) para tentar fazê-lo funcionar à força. O problema do “tranco” é que pode trazer problemas muito maiores do que uma simples troca de bateria. Ao forçar o veículo, a tensão sobre a correia dentada do motor é enorme, podendo fazer com que ela seja danificada e que as peças do motor sejam prejudicadas, fazendo com que o conserto seja muito mais caro e complicado do que deveria. Além disso, mesmo que você consiga dar tranco, tão logo o veículo parar, o problema vai persistir.

Recargas frequentes

Se você possui um veículo que não utiliza todos os dias e encontra a bateria descarregada quase sempre, provavelmente você deverá trocá-la muito antes do encerramento de sua vida útil. É recomendável que você ligue o carro uma vez ao dia, ou dia sim, dia não, para que a bateria seja automaticamente recarregada.

A famosa “chupeta”

Diante da falta de tempo, é bastante comum que o proprietário do veículo opte por fazer uma “chupeta”, ou seja, conectar os cabos de um outro veículo que possui carga na bateria ao seu, de modo a fazê-lo recuperar sua energia. Embora funcione em muitos casos, esta prática não permite que a bateria se recarregue completamente, fazendo com que o veículo falhe novamente e o motorista acredite que sua bateria está com problemas, quando, na verdade, não havia recarregado totalmente. Portanto, é interessante deixar que um mecânico especializado lide com falhas da bateria. Só assim você pode ter garantias de que não terá prejuízos adicionais.

Não desligar componentes elétricos antes de desligar o veículo

É importante desligar tudo o que funciona movido a eletricidade dentro do carro antes de desligar o veículo. Na hora de ligar, é válido o contrário - somente ligue após dar a partida. Portanto esse cuidado é válido para itens como o ar condicionado, o som, os faróis, os limpadores e outros componentes que o veículo tenha. Isso ajuda a conservar a bateria por mais tempo.
Autor: Casa Grande Auto Shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário